GEFG

Programa de Formação em Gênero no Ensino Formal tem como objetivo a inclusão da temática de gênero nas escolas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, bem como em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, estimulando a reflexão crítica sobre as desigualdades entre homens e mulheres na comunidade escolar e acadêmica, em favor de uma nova socialização de crianças, jovens e adultos. Fazem parte deste programa: o Prêmio Naíde Teodósio; a Formalização da Promoção da Igualdade de Gênero no Ensino Formal; os Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher e o apoio a Cursos de Pós-Graduação.

Subprograma - Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero
O prêmio é pioneiro na estruturação da Politica de Formação em Gênero e Apoio às Mulheres na Produção de Conhecimento na Cultura e nos Esportes. Ele tem como objetivo estimular a produção científica na área de gênero, como forma de prevenção e conscientização da sociedade de que, qualquer forma de discriminação, preconceito ou não aceitação das diferenças, contribuem para gerar violência.

Subprograma - Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher
Tem a finalidade de incentivar a inclusão da perspectiva de gênero e suas interfaces no âmbito do ensino fundamental, médio e técnico, bem como no ensino superior, provocando a reflexão crítica sobre a influência da cultura patriarcal na vida das mulheres, e contribuir com o processo de transformação das relações desiguais de poder na sociedade.

Subprograma - Apoio a Cursos de Pós-Graduação
Este subprograma tem por finalidade incentivar a criação de cursos de pós-graduação nas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, com o foco nas questões de gênero. Além disso, visa estimular a formação de quadros qualificados para atuar de maneira diferenciada nas áreas específicas, como desenvolvimento de políticas públicas, saúde da mulher, entre outros.