Gerai

No Programa de Fomento ao Artesanato as ações estão voltadas para o fortalecimento da autonomia econômica de mulheres artesãs. Para tanto, conta com parcerias estratégicas que proporcionam a visibilidade do artesanato produzido pelas mulheres em Pernambuco, seja em espaços de exposição e comercialização, seja em oportunidades de qualificação que incluem novas formas de inserção dos produtos e das artesãs no mundo do trabalho. Estão vinculados a esse Programa, os Subprogramas: Fenearte Mulher e Assistência Técnica a Grupos de Artesãs.

Subprograma FENEARTE Mulher

Objetiva fomentar a participação de mulheres das diversas Regiões de Pernambuco na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE), a maior feira da categoria da América Latina.

No mês de março, a SecMulher-PE lança edital para participação de seu estande institucional. A divulgação é feita através das redes sociais da Secretaria e as vagas destinam-se aos grupos formais ou informais de mulheres. As inscrições são realizadas através de sistema on-line ou de forma presencial, na Coordenadoria de Trabalho e Renda da SecMulher-PE. Além de preencher as informações do formulário, as artesãs devem postar cinco fotos que representem a produção do grupo. No caso de inscrição presencial, as fotos deverão ser entregues em Pen Drive ou CD.

Os grupos inscritos são avaliados e selecionados por uma Curadoria composta por representantes de diversas instituições especializadas em artesanato. Os critérios de avaliação utilizados são: criatividade e inovação, sustentabilidade, apresentação final, valor cultural e sociopolítico agregados. O resultado da seleção é divulgado nas redes sociais da SecMulher-PE. A secretaria oferece suporte de hospedagem, alimentação e translado, no Recife, para os grupos de artesãs do interior do Estado. Para os grupos da Região Metropolitana é fornecida a alimentação.

Subprograma Assessoria Técnica a Grupos de Artesãs

A assessoria Técnica a Grupos de Artesãs visa oferecer assessoria técnica a grupos de artesãs para aprimorar e fortalecer sua capacidade de produção, gestão e comercialização em feiras, eventos, unidades móveis e outros espaços.

A assessoria técnica contribui para o fortalecimento dos grupos na perspectiva da produção e da comercialização do artesanato, através da inserção em amplos espaços de vendas, como feiras e eventos em geral. Oportuniza também a qualificação em gestão e design da produção por meio de projetos voltados ao incremento do artesanato.