GEFSP

 Municipalização das Ações de Gênero

Este Subprograma tem como objetivo a descentralização da Política Pública para as Mulheres no território pernambucano, através dos Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (OMPMs). Atualmente todos os 184 municípios de Pernambuco e o Distrito de Fernando de Noronha possuem OMPMs. Um dos mecanismos de articulação e integração dessa Política Pública se faz através dos Fóruns de Gestoras.

 

Assim, o Fórum Estadual é um colegiado de gestoras de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (OMPMs), que têm por finalidade priorizar, articular, integrar e propor políticas públicas para as mulheres com ênfase nas questões de gênero, raça, etnia, classe, geração, orientação sexual, trabalho e renda e com deficiência. A partir de 2013, este Fórum foi descentralizado em três grandes áreas de desenvolvimento considerando características socioeconômicas e geográficas. São elas: a) Região Metropolitana do Recife e Cidades Pólos (Caruaru, Garanhuns e Petrolina); b) Região Canavieira e c) Região do Semiárido.

 

a) Região Metropolitana do Recife e Cidades Pólos (Caruaru, Garanhuns e Petrolina)

 

b) O Fórum da Região da Canavieira é composto por 48 municípios sendo, 42 das Matas Norte e Sul e quatro do Agreste Setentrional (Feira Nova, Limoeiro, Machados e São Vicente Férrer) e dois Agreste Central (Barra de Guabiraba e Bonito), perfazendo um total de 48 municípios. Até agosto de 2018, o Fórum realizou dezoito encontros.

 

c) Região do Semiárido