PUBLICAÇÕES

 

imagem

Tereza Costa Rêgo

Filha de uma família tradicional da aristocracia rural, Tereza Costa Rêgo nasceu na cidade do Recife, no dia 28 de abril de 1929. Era a única menina dentre cinco irmãos e, ainda criança, começou a pintar.

 

 

 

imagem

Ademilde Fonseca

Ademilde Fonseca nasceu em Vitória de Santo Antão, no dia 4 de março de 1921, mas, aos quatro anos de idade, migrou com a família para a cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Seu talento musical despontou desde cedo: ela tinha uma dicção perfeita, alcançava notas altas e possuía um trinado excepcional.

 

imagem

Ana Aurora de Jesus Ribeiro

Antes de se discorrer sobre Ana Aurora de Jesus Ribeiro, cabe informar alguns dados sobre a Revolução Praieira, a maior insurreição popular contra a monarquia e os poderosos senhores de engenho, que ocorreu no Segundo Reinado, na província de Pernambuco.

 

imagem

Aracy Alves de Souza

Aracy nasceu na cidade do Recife. Casou-se com um político e desempenhou, por muitos anos, o papel de primeira dama de Caruaru, município da Região Agreste de Pernambuco.

 

 

 

imagem

Bárbara Pereira de Alencar

No dia 11 de fevereiro de 1760, em uma casa-grande de Caiçara, em Exu, nasceu Bárbara Pereira de Alencar, filha de Joaquim Pereira de Alencar e Theodora Rodrigues da Conceição.

 

 

 

imagem

Guita Charifker

Guita Charifker nasceu no dia 10 de setembro de 1936, na cidade do Recife, em Pernambuco. Seus pais pertenciam à família Greiber, composta por judeus tradicionalistas, oriundos da Europa Central, que, por volta de 1914, imigraram para o Recife, fugindo dos pogroms e demais perseguições antissemitas.