PUBLICAÇÕES

 

Geninha da Rosa Borges

Geninha Borges

No dia 21 de junho de 1922, no bairro da Boa Vista, no Recife, nasceu Maria Eugênia Franco de Sá. Seus pais eram Edgard Autran Franco de Sá e Maria Emília Fioch Pinto. Ela estudou no Colégio São José.

 

imagem

Ida Marinho Rego

Filha de Maria Marinho e José Joaquim Dias do Rego, Ida Marinho Rego nasceu no Recife, no dia 16 de maio de 1894. Como grande parte das moças da época, exerceu a profissão de professora.

 

imagem

Leonor Porto

Leonor Porto nasceu em Pernambuco, por volta da segunda metade do século XIX, mas não se conhece a data precisa. Ela exerceu as funções de costureira e modista

 

Lia_de_Iamaraca

Lia de Itamaracá

Maria Madalena Correia do Nascimento nasceu na ilha de Itamaracá, em Pernambuco, no dia 12 de janeiro de 1944. Ao todo, seus pais tiveram vinte e dois filhos, mas, Maria Madalena foi a única a se dedicar à música e à dança.

Maria Ávila

Maria Amélia Brandão Nery

Amélia Brandão Nery - mais conhecida como Amélia Brandão e, no futuro, como Tia Amélia - nasceu em Jaboatão no dia 25 de maio de 1897, no seio de uma família de músicos.

 

imagem

Maria Amélia Queirós

Maria Amélia de Queirós nasceu no século XIX, em Pernambuco, em uma época onde a mulher era considerada a “rainha do lar”, papel que o sistema patriarcal lhe destinou há séculos.

 

Maria do Carmo

Maria do Carmo Barreto

Maria do Carmo Barreto Campello de Melo (ou Carminha, como costumava ser tratada por familiares e amigos) nasceu no Recife, no dia 21 de julho de 1924, e viveu muitos anos no antigo Engenho da Torre, em cujo terreno se localiza, hoje, o bairro da Torre.

 

imagem

Muiara-Ubi

Muiara-Ubi era filha do cacique Arcoverde, dos índios Caetés, que dominavam toda a costa de Pernambuco. Sua aldeia principal encontrava-se nas colinas de Olinda, local onde os portugueses decidiram se instalar.

 

Selma do coco

Selma do Coco

Selma nasceu em 1935, em Vitória de Santo Antão, no Estado de Pernambuco, mas, aos dez anos de idade, veio morar no bairro da Mustardinha, no Recife.