Acervo

Nesta seção, a Secretaria Especial da Mulher faz uma homenagem às pernambucanas que contribuíram para a construção da história política, econômica e cultural do nosso Estado e do Brasil. Esse belo trabalho de pesquisa histórica é realizado pela psicóloga e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Semira Adler Vainsencher.

Adalgisa Cavalcanti

Adalgisa Cavalcanti

 

Filha de pequenos proprietários de terra, Adalgisa Rodrigues Cavalcanti nasceu em Glicério, Estado de Pernambuco, no dia 28 de julho de 1907. Perdeu a mãe, aos onze meses de idade, e foi adotada por seus tios.

 

Ana das Carrancas

Ana das Carrancas

Ana Leopoldina Santos, conhecida como Ana das Carrancas ou Dama do Barro, filha de agricultor e artesã, nasceu em 1923, em Santa Filomena, distrito de Ouricuri, Estado de Pernambuco.

 

imagem

Anna Paes Gonsalves de Azevedo

Anna Paes Gonsalves de Azevedo nasceu em uma bela chácara, no maior engenho da Várzea do Capibaribe – o Engenho da Casa Forte – por volta do ano 1617.

 

 

Imagem

Aqualtune

Aqualtune era uma princesa, filha do rei do Congo. No século XVI, devido às rivalidades entre os vários reinos e tribos, o reino do Congo sempre era palco de lutas.

 

 

imagem

Argentina Barbosa Viana Maciel

Argentina Barbosa Viana Maciel nasceu no Recife, no dia 7 de março de 1888, no seio de uma família culta, já que seu pai era Antônio Joaquim Araújo Maciel, um escritor e poeta.

 

imagem

Brites Mendes de Albuquerque

Brites Mendes de Albuquerque nasceu em Portugal, por volta do início do século XVI, filha de Lopo de Albuquerque e Joana de Bulhão.

 

 

Cristina Tavares

Cristina Tavares

Maria Cristina de Lima Tavares Correia nasceu no dia 10 de junho de 1934, em Garanhuns, Estado de Pernambuco. Seus pais se chamavam José Alves Tavares Correia e Maria Mercês de Lima Tavares Correia.

 

Diná Oliveira

Diná de Oliveira

No dia 2 de março de 1907, na cidade do Recife, nasceu Esmeraldina Sarmento da Rosa Borges, filha do coronel Alfredo Bartholomeu da Rosa Borges e de Josefina Sarmento Marinho.

 

 

Dona Santa

Dona Santa

Maria Júlia do Nascimento nasceu no dia 25 de março de 1877, no pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife.

 

Edwiges de Sa Pereira.

Edwiges de Sá Pereira

Filha do advogado José Bonifácio de Sá Pereira e de Maria Amélia Gonçalves da Rocha, Edwiges de Sá Pereira nasceu no dia 25 de outubro de 1884, em Barreiros, Pernambuco.

 

 

IMAGEM

Francisca Isidora Gonçalves da Rocha

Francisca Isidora Gonçalves da Rocha nasceu em um engenho de açúcar em Jaboatão, no dia 24 de janeiro de 1855. Junto com seu irmão, quando ainda era garota